Solicitação de empenho

Para maiores informações, incluindo orientação de como efetuar o pedido de solicitação de empenho de material, verificar o Manual de Compras DCOM -> SOLICITAÇÃO DE EMPENHO.

 

Após a homologação e vigência do pregão através do SRP, a emissão de empenho não ocorre de forma automática. É necessário, portanto, realizar solicitação formal e viabilização de recursos por parte do requerente. O pedido de AUTORIZAÇÃO DE FORNECIMENTO (AF) deve ser utilizado então para pedido de aquisição de itens já disponíveis em ARP vigentes da UFSC.

 

Prazo final para encaminhamento dos pedidos de AF:   30/9/2022

 

ATENÇÃO!

  • É necessário solicitar à SETIC perfil para AF, através de criação de ticket em http://atendimento.setic.ufsc.br 
  • O prazo geral para atendimento das AFs (englobando DCOM e DCF) é de 07 (SETE) dias úteis, sendo 5 dias úteis para o DCOM e 2 dias úteis para o DCF. Tal prazo inicia não no momento do encaminhamento do parte do requerente, mas a partir de quando a AF estiver devidamente instruída, isto é, somente após saneamento das inconsistências, tais como pendências do parte da Unidade requisitante, pregão cuja vigência ainda não tenha sido informada, dentre outros.
    • Ademais, o prazo para pedido de empenho (englobando DCOM e DCF) é de 07 (SETE) dias úteis antes da expiração da vigência da ata (validade da ata), sendo 5 dias úteis para o DCOM e 2 dias úteis para o DCF. Nesses casos e nos demais cujo término da vigência encontra-se próximo, é imprescindível encaminhar e-mail a informando o número da AF e a situação.
  • Convém ressaltar, inclusive, que o ponto de partida para iniciar a AF é SOMENTE a partir de quando o Pregão desejado constar “vigente” em Atas de Registro de Preços – Materiais de Consumo e Permanentes

 

O Formulário para Solicitação de Nota de Empenho e Ficha de Tombamento pode ser encontrado na aba “Formulários e Checklists”.

 

Relativamente às aquisições específicas de Pregões de TIC do Ministério de Economia (disponíveis para consulta em Atas de Registro de Preços – Materiais de Consumo e Permanentes), dos quais a UFSC é órgão participante, seguem procedimentos necessários:

  • Como o pregão não foi feito pela UFSC, não há como encaminhar por AF. Assim, deve ser solicitado por uma SD (Solicitação Digital), contendo os mesmos documentos da AF (incluindo o despacho com as informações completas do pedido), a ser encaminhada a CAEX/DCOM.
  • Como a demanda original foi realizada pela SeTIC, é necessário que vocês informem as razões pelas quais estão solicitando agora. Pode ser baseado, por exemplo, em demanda informada na licitação do ano passado, que foi arquivada, ou alguma outra forma que demonstre a necessidade.
  • Devem ser informados o pregão e os itens corretos no pedido.
  • Além disso, é necessário constar no pedido:

Em caso de dúvidas sobre empenhos de material enviar e-mail para